quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Vento

      
 
 O vento
 venta
 e invente
 mil maneiras de ventar:

*venta fraco,
*vento forte,
*vento gostoso,
*feito um beijo antes de dormir.

 Se enrola
 feito um gato
 (Ai, que sono!).

 De repente
 acorda
 e roda feito um redemoinho.
  
                                        (Luís Camargo)


(Cata vento e o ventilador, S.Paulo, FTD, 1986).

sábado, 6 de fevereiro de 2016

O COELHINHO E O CABRA CABRÊS



Vou contar pra vocês a historia de um coelhinho, vocês já viram coelho falar? Há mais o meu falava ele era uma gracinha, meu marido fez uma casinha pra ele lá no fundo do quintal e toda manhã ele levantava se espreguiçava que nem gente grande e dizia ai, ai, ai, ai, aí que soninho daí ele ia até meu banheiro trepava na pia pegava uma escovinha de dente e fazia assim, xic, xic, xic, xic, depois penteava sua franguinha assim cic, cic, cic, cic mais era uma belezinha ficava todo engraçadinho, depois ele ia lá na horta pegava uma cenoura bem grandona corria pra casinha e fazia um caldinho de cenoura que tomava assim de canudinho... ai, ai.
Certo dia eu tive que sair bem cedinho e o coelhinho ficou sozinho e foi pegar sua cenourinha e quando ele chegou na porta da casinha dele ele viu um bicho, quer dizer ele viu os olhos do bicho que brilhavam e ele disse assim:
- O seu bicho pode sair daí de dentro quem mora nessa casinha sou eu, o coelhinho.
- Que saí daqui de dentro que nada quem mora aqui agora sou eu o cabra cabrês e vai-se embora senão vou te partir em três.
- O que? Me partir em três? E tchum, saiu correndo de medo.
- E agora o que eu vou fazer? Há, já sei, vou pedir para o seu cachorro, que cachorro é muito bravo... Oh, oh, seu cachorro faça o favor, será que não dá pro senhor tirar aquele bichinho lá da minha casinha e eu te dou um pouquinho do meu caldinho?
- Au, au, au, pode deixar seu coelho, sabe que esse cachorro aqui é muito bravo, vou chegar à porta da sua casa vou fazer meu super au, au e o bicho vai sair correndo e quando ele passar por mim vou dar uma mordida no bumbum dele e ele nunca mais vai te incomodar.
- Isso, isso seu cachorro, pode ir lá e morder o bumbum dele que eu deixo.
E o cachorro todo convencido foi assim, uau, uau, uau, uau, parou na porta da casa do coelhinho e fez aquela coisa que só cachorro sabe fazer:
- É um, é dois e auauauau, auauauau.
Passou um pouquinho e:
- Que auau que nada seu cachorro agora quem está morando na casa do coelhinho e o cabra cabrês e vai se embora daqui senão vou te partir em três.
- O que ele vai me partir em três? Caim, caim, caim.
E o coelhinho:
- Ai e agora o que vou fazer se até o cachorro ficou com medo? Há, já sei por que não pensei nisso antes vou pedir pra quem é o rei da malandragem, hei seu gato, seu gato, faça o favor dá pra você tirar aquele bichinho da minha casinha que eu dou um pouquinho de caldinho de cenoura pro senhor?
- E o gato todo malandro disse, miau, miau, pode deixar seu coelhinho que aqui é o rei da malandragem, vou chegar à porta da sua casa, vou dar o meu super miado de miau, miau que quando esse bicho sair correndo vou dar uma unhada no bumbum dele e nhac, ele nunca mais vai te incomodar.
- Isso, isso mesmo pode ir lá e dar uma unhada no bumbum dele que eu deixo.
E o gato todo malandro foi assim:
- Miau, miau, miau, miau.
Parou na porta da casa do coelhinho e fez aquela coisa que só gato sabe fazer:
- É um, é dois e miau, miau, miau.
Passou um pouquinho e:
- Que miau que nada seu gato, agora quem está morando na casa do coelhinho e o cabra cabrês e vai se embora daqui senão vou te partir em três.
- O que ele vai me partir em três? Miau, miau, miau.
E o coelhinho:
- Ai e agora o que vou fazer se até o gato ficou com medo? Há mais eu sou um coelhinho bobo, só estou chamando bicho pequeno, vou chamar um bicho grande, vou chamar o seu boi, que seu boi tem um chifre grandão e todo mundo tem medo dele.
- O seu boi, o seu boi, faça o favor um pouquinho, será que você poderia me ajudar a tirar aquele bichinho lá de dentro da minha casa, eu dou um pouquinho de caldinho de cenoura pro senhor?
E o boi fez:
- Muuuuu, pode deixar seu coelhinho que você sabe que o boizão aqui é muito forte, vou chegar na porta da sua casa, vou dar meu super mugido, mmmmuuuuuuuoooo e esse bicho vai sair correndo e quando ele passar por mim vou dar uma chifrada no bumbum dele e ele nunca mais vai te incomodar.
- Isso, isso mesmo pode dar uma chifrada no bumbum dele que eu deixo.
E o boi todo convencido foi assim:
- Mommm, mommm, mommm, mommm.
Chegou à porta da casa do coelhinho e fez aquilo que só boi sabe fazer:
- É um, é dois e mmmmuuuuuu, mmmmuuuuuu.
Passou um pouquinho e:
- Que muuuuu que nada seu boi, agora quem está morando na casa do coelhinho e o cabra cabrês e vai se embora daqui senão vou te partir em três.
- O que? Ele vai me partir em três? E saiu correndo.
E o coelhinho ficou desesperado, chorando.
- O que vou fazer se até o boi ficou com medo?
Foi aí que apareceu um mosquitinho, desses bem pequenininho, mais que faz aquele barulhinho bzibzibzi, bzibzibzi e pousou bem no nariz do coelhinho e disse assim:
- O seu coelhinho, eu posso ajudar, eu sou bem pequenininho e posso tirar aquele bicho da sua casinha pra você.
E o coelhinho disse:
- A você não vai conseguir não, o boi não conseguiu, o gato não conseguiu e o cachorro também não. - -- Você acha que com esse tamanhinho você vai conseguir?
- A é ta duvidando, ta achando que tamanho é documento? Eu vou entrar na sua casa e vou por esse bicho pra correr, quer ver?
E lá se foi o mosquitinho voando bem assim:
- Ziiiii, ziiiiii, ziiiii, ziiiii
Quando ele entrou na casa do coelhinho ele viu aquele cabra cabrês com cara de bicho e cara de bucho é uma coisa feia né? Mais o mosquitinho não ficou com medo não, foi voando pra dentro do ouvido do cabra cabrês e quando ele tava lá dentro fez aquele barulho chato que só mosquito e criança pequena sabem fazer, aquela coisa assim, e é um e é dois e bzibzibzi, bzibzibzibzi, o barulhinho que o mosquitinho fazia era tão chato que o cabra cabrês acordou e ficou dando tapa nele mesmo e ai, ai, ai, ai, - Não é possível que mosquito mais chato! E o mosquitinho queria picar o bumbum e o cabra cabrês -Não ai, não e o cabra cabrês saiu que nem louco da casa do coelhinho.
Foi então que o coelhinho pode entrar na casa dele e fazer o caldinho de cenoura e quando o caldinho ficou pronto rapidinho veio o cachorro, uau, uau, uau, uau e tomou um pouquinho, aí veio o gato, miau, miau, miau, miau e tomou um pouquinho e veio o boi uão, uão, uão, uão e tomou um poucão, mais a melhor parte do caldinho ficou para o mosquitinho que provou que tamanho de mosquito e criança pequena não é documento.


Autor: Roberto Carlos Ramos
   Tirado do CD – 15-02-10