sábado, 11 de outubro de 2008

O Sapo com Medo d'Água


O sapo é esperto. Uma feita o homem agarrou o sapo e levou-o para os filhos brincarem.
Os meninos judiaram dele muito tempo e, quando se fartaram, resolveram matar o sapo.
Como haviam de fazer?
- Vamos jogar o sapo nos espinhos!
- Espinho não fura meu couro - dizia o sapo
- Vamos queimar o sapo!
- Eu no fogo estou em casa!
- Vamos sacudir ele nas pedras!
- Pedra não mata sapo!
- Vamos furar de faca!
- Faca não me atravessa!
- Vamos botar o sapo dentro da lagoa!
Aí o sapo ficou triste e começou a pedir, com voz de choro:
- Me bote no fogo! Me bote no fogo! N'água eu me afogo! N'água eu me afogo!
- Vamos para a lagoa - Gritaram os meninos.
Foram, pegaram o sapo por uma perna e, t'xim bum, rebolaram lá no meio. O sapo mergulhou, veio em cima d'água, gritando, satisfeito:
- Eu sou bicho d'água! Eu sou bicho d'água!
Por isso quando vemos alguém recusar o que mais gosta, dizemos:
- É sapo com medo d'água...

(In: Contos tradicionais do Brasil de Luís da Câmara Cascudo postado por Amauri de Oliveira)

Nenhum comentário: