segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

A história da galinha que subiu até o céu

 


(conto de Tarak Hammam, baseado em conto popular africano)

Tradução: Tapetes Contadores de Histórias

 Era uma vez, uma galinha e seu pintinho. Numa certa manhã, a galinha se afastou de sua casa para procurar sementes, seguida por seu pintinho. Eles encontraram uma velha árvore. O pintinho brincava ao pé da velha árvore enquanto sua mãe ciscava sementes pelo caminho.  De repente, um buraco na árvore atraiu o pequeno pintinho. Ele colocou sua cabeça dentro do buraco, depois o pescoço, em seguida as asas, depois o rabo e ... TCHLOULSSZ! O buraco se fechou.  A árvore tinha engolido o pintinho.

- Coot, cot, coot! - suplicou a galinha – Ó, Velha Árvore, por favor, devolva o meu filhote!

 A velha árvore respondeu:

- Traga-me uma cabaça cheia de leite de girafa e eu o devolverei!

 A mamãe galinha não se desencorajou e foi à procura da girafa.

- Por favor, ó Girafa, me dê de seu leite para que a velha árvore que engoliu o meu pintinho devolva o meu filhote!

 A girafa respondeu:

- Peça a árvore da selva para me dar de suas folhas e eu lhe darei do meu leite!

 A galinha então foi à procura da árvore da selva.

- Por favor, ó Árvore da Selva, me dê de suas folhas para que a girafa dê de seu leite, para que a velha árvore que engoliu o meu pintinho devolva o meu filhote!

A árvore da selva respondeu:

- Peça à chuva para cair e eu darei de minhas folhas!

A galinha voou até encontrar a chuva.

- Por favor, ó Chuva, caia sobre a árvore da selva para que ela dê de suas folhas, para que a girafa dê de seu leite, para que a velha árvore que engoliu o meu pintinho devolva o meu filhote!

A chuva respondeu:

- Peça ao céu para mandar suas nuvens e eu cairei sobre a árvore da selva!

A galinha subiu, subiu, voou muito alto até encontrar o céu.

- Por favor, ó Céu, mande suas nuvens para que a chuva caia sobre a árvore da selva, para que ela dê de suas folhas, para que a girafa dê de seu leite, para que a velha árvore que engoliu o meu pintinho devolva o meu filhote!

O céu respondeu:

- Peça ao vento para soprar e eu mandarei as nuvens até a chuva!

A galinha chegou, enfim, até o vento.

- Por favor, ó Vento, sopre o céu para que ele mande suas nuvens até a chuva, para que a chuva caia sobre a árvore da selva, para que ela dê de suas folhas para a girafa, para que a girafa dê de seu leite, para que a velha árvore que engoliu o meu pintinho devolva o meu filhote!

 O vento respondeu:

- Me dê o vento que sai de suas asas e eu lhe ajudarei!

- Está bem! - disse a galinha.

O vento recebeu o vento que saía das asas da galinha e então soprou o céu.  O céu mandou suas nuvens para a chuva. A chuva caiu sobre a árvore da selva. A árvore da selva deu de suas folhas para a girafa que deixou uma cabaça cheia de leite à margem do caminho.

A galinha despencou do céu, caindo como uma pedra. Cambaleando, ela pegou a cabaça cheia de leite de girafa e foi até a velha árvore.

- Aqui está o leite de girafa! Devolva o meu pintinho.

- Muito bem! - disse a velha árvore.

A galinha recuperou o seu filhote e voltou bem rápido para casa.

A partir deste dia, as galinhas não voaram mais, pois não há mais vento em suas asas.

 

Nenhum comentário: