segunda-feira, 16 de março de 2009

A Casa da Joaninha


HELENA ANGELA RIGHI PEIXE


Era uma vez uma joaninha que morava dentro da fechadura quebrada de uma escola.

A tarde quando terminava as aulas, e todos iam embora, a joaninha saia de casa, primeiro ia ao jardim procurar bichinhos para comer, voava de flor em flor, e de barriga cheia começava o passeio, admirando tudo, as vezes encontrava as formigas, que a esta hora já haviam trabalhado muito , assim mesmo dava tempo para saber as novidades. Depois...

Passava pela pátio, lia os avisos do mural, entrava nas salas apreciava os desenhos pendurados , depois ia para a estante e pegava um livro de historia, fazia uma mágica e o livro ficava bem pequeno e lia cada dia uma historia.

-Ah.! Que vida boa!.

Certo dia a escola ficou muito silenciosa , alem do mais, nada de avisos no mural, nem desenhos pendurados nas salas, só silencio

-Ué disse a joaninha, que silencio vou ver na minha folhinha se é feriado, ..

-São as férias.

De repente, barulho aqui, barulho ali, joaninha foi até á porta e viu uns homens trabalhando, é que nas férias se faz as reformas da escola.

-Hum, pensou a joaninha logo vão descobrir esta fechadura quebrada, e lá se vai minha casa, tenho que ficar esperta.


De fato, alguns dias depois chegaram na porta dela.e lixa daqui, balança dali , empurra de lá os moveis da joaninha estavam todos revirados, ela resolveu apreciar tudo do alto de outra porta, se tivesse que perder tudo, perderia mas não queria se machucar, Depois de lixada a porta, chegou a vez da fechadura.

O trabalhador, tirou os parafusos observou bem, virou, mexeu, virou de novo e disse:

- Não tem conserto, melhor trocar por outra.

Ouvindo isso, a joaninha voou para dentro da casa.

Sentiu-se carregada e depois jogada ...

Quanto tudo se aquietou ela saiu bem devagarzinho para reconhecer o lugar.

Nossa, a casa dela estava dentro de uma sacola! Junto com outras fechaduras, chaves, um pedaço de grade do portão e outras coisas.

Teve vontade de chorar, depois olhou outras sacolas, umas tinham vidro, outras madeira, outras plástico, e outras papelão.

-Ah! Já sei é a reciclagem! Exclamou contente.

Outro dia, lendo na sala de aulas como sempre fazia, adormeceu e quando acordou péla manhã a aula já havia começado e a professora falou sobre reciclagem.

Quando temos vidro, ferro papelão, não devemos por no lixo comum, mas separá-lo para reciclagem.

Esse material será aproveitado e a natureza agradece.

Todo papel e papelão reciclado significam menos árvores cortadas e assim vidros, plásticos, tudo pode ser reaproveitado.

Vou pegar minhas coisinhas e procurar uma nova casa.

VIVA A JOANINHA

VIVA A RECICLAGEM.

VIVA........


História enviada pela autora

Nenhum comentário: